Buscar
  • Beijanizy Abadia

Dra. Cláudia Cunha - Arqueóloga (UFPI)

Inspirada nas pesquisas da arqueóloga Claudia Minervina Cunha Kachimareck na Chapada Diamentina/BA, a "Coleção Memórias nas Pedras" busca mostrar a importância da preservação do Patrimônio Arqueológico Brasileiro através do conhecimento arqueólogico e da beleza dos registros rupestres.


Com muita generosidade a arqueólga Cláudia Cunha nos autorizou a utilizar suas pesquisas nesta coleção. A ideia partiu de nossas conversas sobre Arqueologia e Economia Criativa e da vontade de expandir a divulgação da temática arqueológica pela Opará Arqueológico a sítios de outras regiões do Brasil. Ela nos contou um pouco sobre sua trajetória:


"Sou graduada em Letras (numa época em que não havia curso de graduação em Arqueologia no meu estado) tendo feito trabalho final de curso sobre arte rupestre como linguagem. Desde a graduação, fiz trabalho de pesquisa voluntário em Arqueologia, pois é a área em que sempre quis trabalhar. Tenho mestrado em Arqueologia Pré-histórica pelo programa Erasmus Mundus com aulas cursadas em Portugal e na Espanha e dissertação defendida no Museu de História Natural de Paris. Meu tema de dissertação foi a Arte Rupestre na Chapada Diamantina, mas já durante o mestrado, tive aulas e comecei a me interessar por Bioarqueologia. Fiz cursos de formação nessa área ainda na época do mestrado na França e em Portugal. Entre o mestrado e o doutorado trabalhei alguns anos em Arqueologia Empresarial em Portugal onde me dediquei mais a escavações de contextos funerários. Fiz doutorado em Antropologia Biológica (Bioarqueologia) na Universidade de Coimbra trabalhando com túmulos coletivos da Pré- história Recente de Portugal e Espanha. Desde 2015 trabalho com Bioarqueologia de populações da Amazônia e Nordeste do Brasil".



7 visualizações0 comentário